Novos Conteúdos

6/recent/ticker-posts

CPLP envia missão de observação às eleições em Moçambique


🗳️ A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) envia missão de observação eleitoral a Moçambique para acompanhar eleições de 2024

Atendendo ao convite formalizado pelo Governo de Moçambique, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) anunciou o envio de uma Missão de Observação Eleitoral (MOE-CPLP) para acompanhar de perto as eleições presidenciais, legislativas e para as Assembleias Provinciais, marcadas para o dia 9 de outubro de 2024.

Chefiada por João Gomes Cravinho, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, a missão é composta por 18 observadores, designados pelos Estados-Membros da CPLP, pela Assembleia Parlamentar e por funcionários do Secretariado Executivo da organização. A delegação estará presente em Moçambique entre os dias 5 e 12 de outubro, com o objetivo de monitorar a fase final da campanha eleitoral, o dia da votação e o início da contagem dos votos, até ao apuramento parcial dos resultados.

Para garantir uma supervisão abrangente e equitativa, a missão dividir-se-á em equipas que serão enviadas para diversas províncias do país, além de manter uma base em Maputo. Além de observar o processo eleitoral, a MOE-CPLP planeja realizar encontros com os principais partidos políticos que concorrem ao pleito, com autoridades locais e outras partes interessadas, assegurando uma avaliação imparcial da transparência e legalidade do processo.

Este envio reflete o compromisso da CPLP em promover a paz, a democracia e a boa governação nos seus Estados-Membros, sendo Moçambique um importante palco para a promoção desses valores.


[Fonte: CPLP|| Redação: Radar Magazine — MZ || Imagens: Getty Images || Maputo, 2024]

Enviar um comentário

0 Comentários