Novos Conteúdos

6/recent/ticker-posts

Estátua de Eduardo Mondlane será corrigida e responsáveis podem ser penalizados


O Governo de Moçambique, através do Ministério da Cultura e Turismo, confirmou que a controversa estátua de Eduardo Mondlane, recentemente inaugurada, passará por correções. A ministra Eldevina Materula anunciou que uma equipe técnica será formada para avaliar detalhadamente o monumento e determinar os ajustes necessários. Este grupo de especialistas, que incluirá profissionais nacionais e internacionais, terá também a tarefa de apurar possíveis responsabilidades por eventuais falhas na concepção da estátua.

A estátua, erguida em substituição a um monumento anterior e inaugurada durante as celebrações do Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), foi duramente criticada pela opinião pública. Muitas vozes expressaram que a obra não reflete adequadamente a imagem de Eduardo Mondlane, fundador da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e figura central na luta pela independência do país. Mondlane é amplamente reverenciado como o símbolo da unidade nacional, e a estátua, criada pela empresa Arte de Gema e finalizada na China, gerou descontentamento, sendo acusada de não fazer jus à sua importância histórica.

A ministra Materula enfatizou que, além de corrigir os aspectos artísticos e estéticos da estátua, o governo também está comprometido em avaliar a responsabilização daqueles envolvidos na criação do monumento. "Estamos a trabalhar com seriedade e responsabilidade", disse Materula, frisando que qualquer falha identificada será tratada com as devidas consequências, especialmente considerando a importância simbólica de Eduardo Mondlane para o país.

O governo pretende definir, após a avaliação técnica, os custos e o tempo necessário para as correções, além dos próximos passos para que o monumento honre devidamente o legado de Mondlane.

[Fonte: Portal Moz News|| Redação: Radar Magazine — MZ || Imagens: Getty Images || Maputo, 2024]

Enviar um comentário

0 Comentários