O programa de debates "45 Graus", exibido pela TV Sucesso, foi palco de uma intensa discussão após o painelista do PODEMOS, Ivandro, utilizar termos controversos ao referir-se aos candidatos da RENAMO e FRELIMO. Durante o debate, Ivandro chamou Ossufo Momade, candidato da RENAMO, de "Mafuta" e afirmou que este seria um ano de despedida para o partido FRELIMO, utilizando a expressão "Tchau Tchau Tchapo Tchapo", em referência a Daniel Chapo, candidato da FRELIMO.
Ivandro garantiu que a vitória nas eleições seria de Venâncio Mondlane, candidato do PODEMOS, provocando reações acaloradas no estúdio.
Gil Aníbal, elevou as tensões ao clarificar que o termo "Mafuta" é referido ao Ossufo Momade, devido a sua estatura fisica.
A situação ficou ainda mais delicada quando Mateus Tomo, claramente irritado pelas declarações de Ivandro, afirmou que iria processar o painelista do PODEMOS, acusando-o de difamação e discurso impróprio. O debate, que já vinha esquentando, se tornou ainda mais polarizado com o uso dessas expressões, deixando os ânimos exaltados entre os participantes.
0 Comentários