Notification texts go here Contact Us Buy Now!

Filipe Nyusi diz que fábrica de medicamentos “está pronta” a produzir para o mundo

 
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse esta segunda-feira que a fábrica de medicamentos do país está pronta para produzir fármacos para o mundo, após certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Nós agora temos um certificado mundial. O medicamento que sai daqui vai para todo o lado. Aqui na região, excetuando as fábricas que existem já há muito tempo (...) não há fábrica igual à vossa", disse Filipe Nyusi, durante uma visita à Fábrica Nacional de Medicamentos na província de Maputo, sul de Moçambique.
 
O chefe de Estado, anunciou que a fábrica, que produz 83 tipos diferentes de fármacos, foi recentemente certificada pela OMS, após várias inspeções daquele organismo, para expandir a sua produção para o mercado internacional.

"[A fábrica] já está a produzir para nós, mas pronta para produzir para o mundo", declarou Nyusi, assinalando a capacidade de crescimento e a expansão para a "linha da vacinação ou dos injetáveis".

O Presidente de Moçambique destacou ainda o "alto padrão e qualidade" dos medicamentos produzidos naquela unidade, considerando que o empreendimento deverá também contribuir para reduzir a aquisição ilegal de fármacos, através da "vulgarização dos comprimidos", para contrariar a contrafação.

"Esses que compram medicamento roubado já não têm muito espaço. Dentro de pouco tempo vamos vulgarizar o comprimido no sentido de que pode se adquirir com muita facilidade", disse Filipe Nyusi.

A fábrica foi inaugurada em 2015 e produz milhões de medicamentos por ano, contado com pelo menos 250 funcionários, entre nacionais e estrangeiros, a maioria jovens, destacou o Presidente.

"A fábrica já existe desde 2015 (...) só está a crescer e agora atingiu um ponto em que já vamos internacionalizar. Tem a patente 'made in Mozambique', tem a patente internacional da Organização Mundial da Saúde, então podemos vender para onde nós pudermos", concluiu o Presidente de Moçambique. (Lusa).

[Fonte: Lusa|| Redação: Radar Magazine — MZ || Imagens: Getty Images || Maputo, 2024]

Enviar um comentário

Partilhe e ajude o nosso canal a crescer!
Enviar um comentário
Cookie Consent
We serve cookies on this site to analyze traffic, remember your preferences, and optimize your experience.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
NextGen Digital Welcome to WhatsApp chat
Howdy! How can we help you today?
Type here...