Novos Conteúdos

6/recent/ticker-posts

A UNIVERSIDADE ROVUMA OUTORGA O TÍTULO HONORIS CAUSA À ISAURA NYUSI

Em 2022 Filipe Jacinto Nyusi foi outorgado com o título Honoris Causa pelo seu contributo na Conservação da Biodiversidade e Alterações Climáticas pela Universidade Eduardo Mondlane. 



A Universidade Rovuma (UniRovuma) outorgou ontem (29/07), na cidade de Nampula, o título de Doutora Honoris Causa à Isaura Nyusi, esposa do Presidente da República, Filipe Nyusi, devido ao seu envolvimento e empenho em causas humanitárias, nos últimos dez anos em Moçambique.

A outorgada torna-se, assim, a terceira pessoa a que esta instituição de ensino superior confere este título destinado à individualidades, sendo os primeiros a ceramista Renata Sadimba e o artista plástico Justino Cardoso.

A atribuição deste grau académico à esposa do Chefe de Estado moçambicano resulta de uma deliberação do Conselho Universitário da UniRovuma (CECUR), sob proposta do Magnífico Reitor Prof. Doutor Mário Jorge Caetano Brito dos Santos.

Falando na cerimónia desta outorgada, a Prof. Doutora Beninga Zimba, madrinha da laureada, afirmou que as acções desenvolvidas por Isaura Nyusi em áreas sociais, como a saúde, educação, ajuda às pessoas vítimas de calamidades naturais e de terrorismo traduzem a paixão e preocupações que ela tem em relação ao bem-estar de diferentes camadas sociais.

Não é obrigação de Isaura Nyusi, como Primeira Dama, realizar acções desta natureza em prol das camadas desfavorecidas e afectadas por diferentes intempéries, mas ela o faz por paixão ao próximo, sublinhou a Prof. Benigna Zimba.

Por sua vez, Isaura Nyusi vincou, na sua intervenção acompanhada atentamente pelo auditório, a necessidade de se pôr ponto final às uniões prematuras em Moçambique, país que continua a ter níveis mais elevados desta prática no Continente Africano.

No seu ponto de vista, estes casos são persistentes em Moçambique por não se observarem os princípios morais no seio das diferentes famílias moçambicanas, daí ter acrescentado que os valores morais devem ser profundamente partilhados no seio da família, acrescentou.

Enviar um comentário

0 Comentários