Novos Conteúdos

6/recent/ticker-posts

Filipe Nyusi Afirma que Moçambique é Um Exemplo de Paz em África Durante Celebração dos 32 Anos do Acordo Geral de Paz


O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, destacou nesta sexta-feira, 4 de outubro, que o país é reconhecido internacionalmente como um exemplo de paz e democracia em África, ao assinalar os 32 anos da assinatura do Acordo Geral de Paz. O acordo, assinado em Roma em 1992 pelos líderes Joaquim Chissano e Afonso Dhlakama, pôs fim a 16 anos de guerra civil, trazendo estabilidade política ao país.

Durante seu discurso, Nyusi ressaltou os avanços obtidos desde o fim do conflito, apesar dos desafios ainda presentes, como os ataques insurgentes em Cabo Delgado, cujo número, segundo ele, tem diminuído nos últimos meses, permitindo que várias famílias regressem às suas áreas de origem. "Moçambique tem mostrado resiliência e capacidade de superar as adversidades, e essa paz que alcançamos é fruto da determinação do nosso povo", afirmou o presidente.

Nyusi sublinhou também os impactos da guerra civil no atraso do desenvolvimento do país, com a destruição de infraestruturas e setores econômicos essenciais. Porém, após o acordo, a implementação da Constituição permitiu a criação de múltiplos partidos políticos, fortalecendo a democracia moçambicana.

As celebrações deste marco reforçam o papel do Acordo de Paz no caminho para uma sociedade mais inclusiva e democrática, com Moçambique servindo como referência de paz em todo o continente.


[Fonte: TV Miramar|| Redação: Radar Magazine — MZ || Imagens: Getty Images || Maputo, 2024]

Enviar um comentário

0 Comentários