Novos Conteúdos

6/recent/ticker-posts

Venâncio Mondlane promete taxar empresas estrangeiras e criar um novo Dubai no centro de Moçambique

 

O candidato independente à presidência de Moçambique, Venâncio Mondlane, anunciou uma série de promessas ambiciosas durante um comício em Chimoio, na província de Manica. Em suas declarações, Mondlane assegurou que, a partir de 2025, "todas as empresas que estão a extrair riquezas minerais em Manica vão ter de pagar impostos". Ele enfatizou a necessidade de "devolver Moçambique aos moçambicanos", reforçando sua posição contra a exploração de recursos naturais por empresas estrangeiras.

Mondlane também expressou sua visão para a região, afirmando que, com os impostos gerados, "Chimoio vai ser o novo Dubai ou Qatar". Essa promessa foi recebida com entusiasmo por seus apoiantes, que o aclamaram como "Messias".

Além disso, o candidato apresentou outras propostas, incluindo "fibra ótica de borla para todas as escolas", a distribuição de tablets para os alunos e lanches oferecidos pelo Estado para estudantes do ensino primário até a sexta classe. Ele ainda mencionou a construção de um "comboio elétrico de alta velocidade que iria ligar Maputo a Cabo Delgado em quatro horas".

Durante seu discurso, Mondlane atraiu uma multidão entusiasta que cantava palavras de ordem como "Salva Moçambique. Este país é nosso!" e "Povo no poder!". No entanto, a caminhada do candidato foi marcada por momentos de tensão com a presença de viaturas de propaganda da FRELIMO, o partido no poder, o que gerou reações dos jovens apoiantes.

A próxima quarta-feira será um dia crucial para Moçambique, pois ocorrerão as sétimas eleições presidenciais, legislativas e para assembleias provinciais. Com mais de 17 milhões de eleitores inscritos, Mondlane concorre contra Daniel Chapo, da Frelimo, Ossufo Momade, da Renamo, e Lutero Simango, do MDM.


[Fonte: Lusa|| Redação: Radar Magazine — MZ || Imagens: Getty Images || Maputo, 2024]

Enviar um comentário

0 Comentários