Novos Conteúdos

6/recent/ticker-posts

ALEGAÇÕES DE CONLUIO PARA MANTER RENAMO E MDM NO PARLAMENTO: Mega Fraude Eleitoral em Moçambique


Denúncias de fraude eleitoral envolvendo a FRELIMO, RENAMO e MDM nas comissões distritais de eleições (CDE) têm agitado o cenário político moçambicano. A acusação é de que os três partidos uniram forças para manipular os resultados das Eleições Gerais de 2024, com o objetivo de garantir a permanência da RENAMO em segundo lugar e do MDM em terceiro, evitando assim a ascensão do partido PODEMOS, liderado por Venâncio Mondlane (VM), que busca uma maioria parlamentar.

Conforme as denúncias, a suposta fraude visa enfraquecer a presença do PODEMOS no Parlamento, contando com o apoio de várias instituições, incluindo o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), a Comissão Nacional de Eleições (CNE), as forças de segurança e, eventualmente, o Conselho Constitucional (CC). A Procuradoria-Geral da República (PGR) também estaria sendo acusada de intimidar Venâncio Mondlane para que não se declare vencedor.

Diante deste cenário, há apelos para que o líder do PODEMOS recorra ao Tribunal Penal Internacional (TPI) e outras organizações internacionais, a fim de assegurar justiça e transparência no processo eleitoral. Contudo, a situação permanece tensa, com a paciência da população já no limite, ameaçando uma possível revolta popular.

[Fonte: || Redação: Radar Magazine — MZ || Imagens: Getty Images || Maputo, 2024]

Agradecemos por ler este artigo, junte-se ao Canal de notícias do WhatsApp e fique a par dos acontecimentos que marcam a atualidade, acesse o link https://whatsapp.com/channel/0029VafrN6E8aKvAYGh38O2p
Junte-se ao nosso grupo através desta ligação: https://chat.whatsapp.com/LkofDXfaZuEE3OC3Q4JjOs

Enviar um comentário

0 Comentários