Novos Conteúdos

6/recent/ticker-posts

LANÇADO CONCURSO PARA REABILITAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ESTRADA NACIONAL N1 (a espinha dorsal de Moçambique), ORÇADO EM USD 850 MILHÕES



O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Moçambique, Carlos Mesquita, anunciou o lançamento do concurso público para a contratação dos empreiteiros que realizarão a reabilitação da Estrada Nacional Número Um (N1). O projeto, de grande importância para a infraestrutura do país, está orçado em USD 850 milhões, com a primeira fase contemplando um total de 1.100 km de estrada.

A primeira fase do projeto será dividida em cinco lotes principais, abrangendo áreas nas províncias de Cabo Delgado, Sofala e Zambézia. Entre os trechos a serem reabilitados estão Metoro-Pemba, Gorongosa-Caia e Nicoadala-Chimuara. Esta etapa está orçada em USD 400 milhões e foi aprovada pelo Banco Mundial no dia 19 de agosto após um processo de dois anos de preparação.

O governo espera receber propostas até 1 de novembro e também anunciou a contratação de um consultor para elaborar o projeto executivo para outros importantes trechos urbanos, incluindo o alargamento e reabilitação dos troços Benfica-Zimpeto e Bairro 3 de Fevereiro-Incoluan.

Carlos Mesquita destacou a importância de monitorar diretamente os trabalhos em andamento, dada a necessidade de manutenção periódica e resposta às mudanças climáticas que afetam as estradas do país. Com cerca de 30 mil km de estradas classificadas, dos quais 28% estão revestidos, aproximadamente 60% necessitam de manutenção, sublinhando a relevância do projeto para a qualidade e durabilidade da infraestrutura rodoviária nacional.

Redação: RadarMZ

Enviar um comentário

0 Comentários