O Hamas anunciou nesta segunda-feira a morte de Fatah Sharif Abu Al Amin, o seu líder no Líbano, durante um ataque aéreo israelita no sul do país. De acordo com o movimento islamita palestiniano, a operação também tirou a vida da mulher, do filho e da nora do comandante, todos atingidos em sua residência no campo de refugiados de Al Bass, no sul do Líbano.
“O comandante Fatah Sharif morreu na madrugada de hoje na sequência de uma operação de assassinato terrorista e criminosa, num ataque aéreo que teve como alvo toda a sua família”, declarou o Hamas em comunicado.
Em paralelo, o exército israelita confirmou uma série de ataques aéreos contra dezenas de alvos do Hezbollah na região de Bekaa, no leste do Líbano, durante a mesma madrugada. Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), foram atingidos "dezenas de lançadores e edifícios onde armas eram armazenadas", numa operação com o objetivo de "danificar e degradar as capacidades militares e as infraestruturas do Hezbollah".
O balanço oficial dos ataques no leste do Líbano aponta para pelo menos 105 mortos, em mais um episódio de uma escalada de tensões na região. O exército israelita prometeu continuar com suas operações contra as forças do Hezbollah e outros grupos armados presentes no Líbano.
A situação no sul do Líbano segue tensa, com receios de uma intensificação do conflito entre Israel, Hezbollah e Hamas, à medida que novos confrontos e ataques aéreos abalam a região.
[Fonte: Lusa|| Redação: Radar Magazine — MZ
|| Imagens: Getty Images
|| Maputo, 2024]
0 Comentários