Novos Conteúdos

6/recent/ticker-posts

DENÚNCIA GRAVE: Cartões de Eleitor Recolhidos na Unidade de Intervenção Rápida (UIR)


Um agente da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) denunciou a recolha dos cartões de eleitor de todos os agentes no quartel da UIR, após uma reunião entre o secretário da FRELIMO e os chefes da unidade. A denúncia levanta sérias preocupações sobre a imparcialidade das Forças de Defesa e Segurança (FDS) do país.

A situação ocorreu em Maputo, onde uma formatura foi realizada na Brigada da UIR, logo após o encontro com a liderança da FRELIMO, resultando na coleta dos cartões de todos os agentes. Segundo o denunciante, isso compromete a neutralidade das FDS, conforme estipulado pela lei da segurança nacional, que exige que a Polícia da República de Moçambique (PRM) mantenha-se apartidária.

A denúncia também destaca que os chefes das brigadas estariam a receber incentivos financeiros dos partidos, criando um ambiente de submissão das forças de segurança ao regime político dominante. Além disso, ressalta-se que os próprios agentes acabam desvalorizados, sendo utilizados como ferramentas para manter o status quo político, enquanto suas funções originais de proteger a nação são relegadas a segundo plano.

Esta denúncia é um apelo à transparência e à integridade das instituições de segurança em Moçambique, pedindo por investigações e responsabilizações adequadas.

Partilhe...

[Fonte: PODEMOS Mídia|| Redação: Radar Magazine — MZ || Imagens: Getty Images || Maputo, 2024]

Siga o canal Radar Magazine — MZ 🗞️📰 Notícias de Moçambique 🌐 no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VafrN6E8aKvAYGh38O2p

Enviar um comentário

0 Comentários