Novos Conteúdos

6/recent/ticker-posts

OFENSIVA MILITAR EM MUCOJO DESALOJA TERRORISTAS, MAS ATINGE CIVIS E FORÇA NOVA ONDA DE DESLOCADOS


Uma operação militar em larga escala está em curso desde o final de julho no Posto Administrativo de Mucojo, distrito de Macomia, em Cabo Delgado, conduzida pelas forças moçambicanas e ruandesas com o objetivo de desalojar grupos terroristas que operam na região. A ofensiva avança em direção ao Posto Administrativo de Quiterajo, mais ao norte de Mucojo.

Relatos indicam que alguns civis foram feridos ou mortos durante os intensos bombardeamentos devido ao poder de fogo das forças governamentais e seus aliados. Segundo uma publicação da Zitamar News, as operações militares têm sido caracterizadas por bombardeamentos que não distinguem entre civis e terroristas, com relatos de bombas sendo lançadas em áreas habitadas, embora ainda não haja confirmação oficial sobre o número de vítimas mortais.

Os bombardeamentos forçaram muitas famílias, que haviam retornado a Mucojo, a abandonar novamente suas aldeias, buscando refúgio na vila de Macomia. As condições precárias de vida na vila são agravadas pela falta de assistência humanitária adequada. Fontes locais confirmaram à "Carta" a chegada de inúmeros deslocados de Mucojo, a maioria dos quais está agora abrigada nos bairros Nanga e Namigure.

"Hoje mesmo chegaram muitas pessoas aqui na vila, fugindo dos helicópteros. Há relatos de mortes e feridos em Mucojo, mas algumas vítimas, por medo, não vão ao hospital e optam por tratamentos tradicionais conhecidos como 'tacatuca'."

 Relatou uma fonte local.


Nos últimos dias, a convivência entre civis e terroristas em Mucojo havia se intensificado, levando as forças governamentais e ruandesas a intensificarem os ataques. O ambiente na região é descrito como de guerra, com helicópteros sobrevoando diariamente e qualquer pessoa podendo se tornar alvo.

De acordo com o último Relatório do Cabo Ligado, as forças ruandesas lançaram uma grande ofensiva no distrito de Macomia, concentrando-se na floresta de Catupa. A operação foi iniciada após o ataque a uma posição terrorista em Marere, no sul do distrito de Mocímboa da Praia, no dia 27 de julho, e se estendeu até a área de Quiterajo, distrito de Macomia. Nos dias 29 e 30 de julho, um forte tiroteio foi ouvido ao longo da costa de Macomia, entre Quiterajo e Mucojo, com dois helicópteros em ação.

#RadarMZ #Terrorismo #CaboDelgado #Mucojo #Macomia #Deslocados

Redação: RadarMZ

Enviar um comentário

0 Comentários