Novos Conteúdos

6/recent/ticker-posts

MANUEL CHANG É CONSIDERADO CULPADO NOS EUA E PODE ENFRENTAR SENTENÇA PESADA

Manuel Chang, ex-ministro das Finanças de Moçambique, foi considerado culpado pelos crimes de Fraude em Transferências Electrónicas e Lavagem de Dinheiro nos Estados Unidos. A decisão foi tomada pelo júri que acompanhou o julgamento e agora cabe ao juiz do caso determinar a pena que será aplicada.

A condenação de Chang representa um duro golpe para Moçambique, que há muito vinha pleiteando o direito de julgar o ex-ministro em seu próprio território. A Procuradoria-Geral da República moçambicana sempre reivindicou que o processo deveria ser conduzido em Maputo, considerando que os crimes imputados a Chang têm ligação direta com o escândalo das dívidas ocultas que abalou o país.

A decisão do júri norte-americano contrasta fortemente com o desfecho do julgamento de Jean Boustani, outro envolvido no caso das dívidas ocultas, que foi absolvido pelo mesmo tribunal. Essa diferença de resultados entre os dois casos traz ainda mais complexidade às relações entre Moçambique e os Estados Unidos, especialmente no contexto da cooperação judicial internacional.

A condenação de Manuel Chang ocorre em um momento sensível, poucos dias após um tribunal de Londres determinar que a construtora naval Privinvest deve indenizar Moçambique em um processo judicial relacionado ao mesmo escândalo das dívidas ocultas. Essa série de decisões judiciais internacionais está moldando o cenário jurídico e político em torno deste que é um dos maiores casos de corrupção na história recente de Moçambique.

Fontes próximas ao processo nos Estados Unidos, em contato com a TV Sucesso, garantiram que mais atualizações sobre o caso serão disponibilizadas em breve, à medida que o desfecho final se aproxima e a sentença de Chang é anunciada. A expectativa agora é alta, tanto em Nova Iorque quanto em Maputo, onde o desdobramento deste caso pode ter implicações significativas.


#TVSucessoDoPovo  

#1NaInformação  

#JornalPrincipal  

#TVSucesso2024

Enviar um comentário

0 Comentários