O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO) na província de Manica, centro de Moçambique, emitiu um alerta contra o uso de propaganda eleitoral em matrículas de viaturas e sinais de trânsito durante o período de campanha. A delegada provincial do INATRO, Célia Macamo, destacou que a prática de colar panfletos eleitorais no lugar das matrículas é uma violação da lei, e pode facilitar atividades criminosas.
Segundo Macamo, há casos em que os condutores escondem as placas de identificação dos veículos com material propagandístico, o que dificulta a fiscalização e identificação dos mesmos pelas autoridades. "Temos tido assaltos, e isso dá espaço aos malfeitores de pegarem viaturas e estampar as matrículas com cores de um certo partido e circular tranquilamente", alertou.
Foto DW África ® Todos os Direitos Reservados |
Além disso, o INATRO desencoraja a colagem de panfletos em sinais de trânsito, uma vez que tal prática pode comprometer a segurança rodoviária e gerar confusão entre os motoristas.
A instituição apela para que os cidadãos respeitem as normas de circulação e deixem as matrículas visíveis, reforçando que a obstrução da identificação dos veículos é uma prática ilegal que pode ter consequências graves.
0 Comentários