Em alguns distritos da província de Manica, os directores das escolas foram alvo de uma promessa financeira para assegurar a vitória da Frelimo nas eleições de 9 de Outubro, segundo revela o Boletim CIP Eleições. A proposta, que inclui o valor de 50 mil meticais, foi feita a vários directores de escolas, que agora também serão formadores e Mesários da Mesa de Voto (MMV).
A publicação sugere que a oferta de 50 mil meticais vem acompanhada de uma ameaça implícita: a demissão em caso de derrota do partido no dia da votação. Essa estratégia foi destacada no distrito de Tambara, onde os directores serão nomeados presidentes das mesas de assembleias de voto.
As fontes locais do CIP indicam que a estratégia foi implementada através de um concurso público, que aparenta ter sido simulado, para inserir directores de escolas, professores e técnicos dos serviços distritais como formadores e MMVs. Até ao momento, não está claro se outros directores de serviços distritais também foram envolvidos nessa promessa.
Acredita-se que essa proposta esteja a ser repetida nas restantes províncias, principalmente, pelo facto das Mesas de Votação serem compostas por professores, com a missão de garantir a vitória da FRELIMO à todo custo, sob fortes ameaças e promessas.
Fonte: Unay Cambuma || CIP Eleições
Redação: RadarMZ
0 Comentários