Novos Conteúdos

6/recent/ticker-posts

CARTA ABERTA PARA TVM - TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE



Espero que esta epístola chegue com a maior urgência a TVM ou a quem é de direito. É com grande desagrado que dirijo estas linhas para dizer que não estou satisfeito com os serviços prestados pela Televisão de Moçambique. Para mim, a TVM desinforma os Moçambicanos. Ora vejamos: interessa a TVM quando o assunto tem fortes ligações a um dado partido que se julga ser libertador. Eu acho que devia se ensinar as nossas crianças que a FRELIMO que libertou o país não é FRELIMO partido, foi FRELIMO Movimento, onde faziam parte todos aqueles que, devido a perseguições e tentativas de assassínios, fundaram/filiaram-se na RENAMO, MDM, CAD e noutras formações partidárias. Talvez isso pode ajudar os futuros jornalistas das nossas televisões a fazerem um jornalismo qualitativos e apartidário.

Não vamos recuar o tempo. Todos vimos o que aconteceu no congresso da FRELIMO na Matola. A TVM até tinha um estúdio lá instalado no local, para trazer a tempo e hora as informações dos camaradas. Achei aquilo boa iniciativa, porque era um meio de difundir a nossa jovem democracia dentro dos nossos partidos. Mas estranhamente quando chegou a vez da RENAMO, a TVM não fez nada. Nada mesmo. A TV SUCESSO sim. Além de dar cobertura o congresso da FRELIMO, também transmitiu em directo as incidências do congresso da RENAMO. Isso sim, é que é fazer jornalismo. Parabéns a TV sucesso.

O outro motivo que me leva a escrever esta carta é a forma estranho como a Televisão de Moçambique trabalha. Facto que também merece atenção de todos. Prestem bem atenção as imagens da cobertura da campanha eleitoral que a TVM exibe nas telas! Quando é o partido FRELIMO a TVM exibe uma multidão enorme, mas quando é qualquer partido da oposição mostra pouca gente, resume as multidões a nada, em como a oposição Moçambicana estivesse em extinção. Agora, fico sem saber a verdadeira missão da TVM. Informar os Moçambicanos ou ela (TVM) é um meio para a propaganda do regime que governa Moçambique?

Tá difícil perceber o verdadeiro face da TVM. A TVM ganha razão calada. Porque cada vez que abre a boca só sai mentiras. E até Moçambique que a TVM mostra nas câmeras, nos jornais, que sai da boca dos Britos Simango, não é este país onde milhares de pessoas dormem sem comer nada. É outro país. Onde o governo está a trabalhar e o desenvolvimento atingiu o auge. Não é este país onde mulheres e crianças morrem por falta de medicamentos nos hospitais. Aliás, desde que começou a apresentação dos manifestos eleitorais e da pré-campanha, ouvi que a TVM só faz cobertura ao candidato da FRELIMO. É isso que se chama jornalismo? Sinceramente, a TVM ou continua televisão de Moçambique a dar os detalhes do Moçambique real, ou muda de nome para TVF ( Televisão da Frelimo). Não faz sentido que uma televisão ao serviço de um dado partido continue a a representar o país. Porque Moçambique não é partido.

E aquele julgamento de Chang nos EUA, se fosse um líder da oposição como Lutero Simango a TVM não teria enviado seus Britos para trazer as informações em primeira mão? Fa.ck!

Partilhem esta carta até chegar a TVM.

Enviar um comentário

0 Comentários