Novos Conteúdos

6/recent/ticker-posts

MANIFESTAÇÕES NO BANGLADESH

O Governo do Bangladesh decidiu hoje atenuar algumas das medidas decretadas, após mais de uma semana de manifestações contra as quotas de emprego em que morreram cerca de 200 pessoas e mais de 2.500 foram detidas.

Segundo os relatos das agências internacionais, o país está a regressar à normalidade. Hoje, milhares de veículos circularam já nas ruas da capital depois de as autoridades terem abrandado o recolher obrigatório. 

Desde 15 de julho que se registam confrontos entre a polícia e manifestantes, na maioria estudantes, que exigem o fim de uma quota que reserva 30% dos empregos públicos a familiares de veteranos que combateram na guerra de independência do Bangladesh em 1971. Segundo os críticos, a medida dá preferência aos aliados do partido no poder. No domingo, o Supremo Tribunal ordenou que a quota fosse reduzida para 5% . 

Durante os distúrbios, a maior parte do país ficou privado de ligações através da internet. Fontes empresariais falam de perdas de milhões de dólares na indústria do país.

Esta é já a pior onda de violência desde que a primeira-ministra Sheikh Hasina assumiu o poder, há 15 anos.





Fonte: Lusa/AFP

Enviar um comentário

0 Comentários